Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Blogueiras de moda no Camboja

Em reality promovido por jornal, blogueiras de moda trabalham em fábrica têxtil no Camboja

Redação Portal IMPRENSA | 27/01/2015 12:30
O jornal norueguês Aftenposten decidiu produzir um reality show no qual blogueiros de moda vivessem como um típico trabalhador da indústria têxtil no Camboja, no sudeste Asiático. O "Sweatshop Deadly Fashion" procura mostrar a rotina dos trabalhadores nas "sweatshops", fábricas com baixos salários e péssimas condições de trabalho.

Crédito:Reprodução
Blogueiras ficaram chocadas com a realidade de fábricas de roupas
Para isso, Frida, Ludvig e Anniken abandonaram sua confortável vida na Noruega em troca de um mês de trabalho em uma fábrica têxtil em Phnom Penh, na capital do país. Uma das dificuldades destacadas pelos jovens é a casa de uma das trabalhadoras da fábrica, que é menor que os banheiros que eles têm na Noruega.
"Você senta na sua cama na Noruega e ouve sobre todos que sofrem. Você vê as notícias, ouve todo tipo de coisa. Então eu dizia para mim mesma que existe muita gente que nasce para fazer uma só coisa na vida, e é isso", relata Anniken no início da série. Ela é autora de um dos blogs mais lidos da Noruega. Segundo a jovem, com 10 mil acessos diários. O site rende, além de uma renda, um armário cheio de roupas por mês.
"Eu mudei. Não tenho apenas uma nova visão sobre roupas, mas sobre muitas outras coisas. Tenho até um pouco de medo de me tornar uma mulher amarga. Escrevo bastante sobre isso no meu blog, que virou mais um blog sobre estilo de vida depois que eu voltei", contou.
"Os jovens da Noruega gastam uma quantidade enorme de dinheiro em roupas, mas eles não fazem ideia onde elas realmente são produzidas", disse o diretor do reality show, Joakim Kleven. Ele relata que o impacto foi grande. "Para eles foi um grande choque ouvir as histórias, sei que eles ainda sofrem com o fato de que as marcas financiam baixos salários e muitas fábricas ainda têm péssimas condições. Mesmo sendo o diretor, eu lembro que em alguns momentos eu chorei por trás da câmera. Não foi nada fácil. Eu penso nisso até hoje."
Os blogueiros têm de se virar para comprar produtos básicos com o baixo salário recebido nas fábricas depois de uma jornada de trabalho de praticamente 12 horas por dia. A série foi dividida em cinco episódios. Todos eles estão disponíveis no site do Aftenposten. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário! Adoramos receber seus comentários!!!! Vamos responde-las, com certeza! : )
Em caso de dúvidas, ou caso não consigam postar, mandem mensagem para biblioideias@biblioideias.com, se possível com um print da tela.